segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Disponibilidade - ouro da nossa geração

 Disponibilidade é uma palavra que hoje custa caro.

O tempo das pessoas margeia, junto ao seu conhecimento, o quanto vale, quanto pode ser destinado e a quem. Eu trabalho com o tempo ao meu lado, orquestrando atividades numa rotina que nunca tem por sua natureza as repetições. Quando se trabalha com o público e com a prestação de serviços específicos que dependem do conhecimento aplicado em um específico tema, somos abordados sempre que um problema existe, quando a ajuda é necessária e isso, claro, torna cada chamado, necessariamente urgente e inadiável.

Hoje quero falar sobre amigos que a vida me presenteou, esses que dividem comigo diversos assuntos que concordamos, hobby's que nos identificamos e, claro, demandas em que estamos partilhando a relação cliente x fornecedor no reparo de carros e motos.

Dizem que todo proprietário de um veículo antigo tem que ter um amigo mecânico, e eu tenho vários... além disso, gosto muito do assunto. Herança de quase metade da minha família que empreendeu nessa área, criando seus filhos e tornando-se profissionais no assunto. Eu, segui por outros caminhos do conhecimento como profissional, mas jamais perdi o gosto pelas ferramentas, a curiosidade sobre o funcionamento de cada componente dos veículos. Mais um assunto que nos aproxima e a amizade assim, vai se formando a partir daquilo que nos identifica com outras pessoas.

E tendo considerado as conexões que existem em relação aos nossos amigos profissionais do ramo, tenho muitos sim, os respeito e tenho muita admiração pela sua atividade e conhecimento para diagnosticar e solucionar os problemas de nossas máquinas antigas. Mas vamos contextualizar, pois não basta apenas conhecimento e sermos amigos próximos, existe muito mais sobre a disponibilidade, sobre o senso de urgência e a compreensão sobre o momento em que seu cliente está passando para apoiar naquele momento e naquele formato que é necessário e por vezes, nem mesmo se trata de uma opção, mas sim, por necessidade, porque a vida nos espreme o tempo, nos corrói a possibilidade de escolher quando desejamos parar um veículo para manutenção. Daí verificamos o diferencial de profissionais que compreendem a necessidade e priorizam o atendimento daquele que precisa do seu veículo em certo tempo.

Por fim, falar sobre essa categoria, falar sobre nossos amigos mecânicos, é tão simples quanto difícil, pois não são raras as oportunidades e que nos vemos satisfeitos com nossas motocicletas e carros, funcionando, recuperados de suas falhas e "doenças".

Valorize o trabalho do mecânico, tal como o médico, são acionados ante um problema, em raras circunstâncias, para uma avaliação de saúde, na sua esmagadora maioria, são visitados quando algo dói, não funciona bem ou por algum sintoma observado por usuários comuns como ruídos estranhos ou um funcionamento aquém do esperado. Eles são humanos, têm suas famílias e suas histórias, têm seus problemas e lutam diariamente para garantir uma vida digna para si e para os seus.

Abstrato.

Acesse o vídeo completo no youtube: https://youtu.be/a90tIJlVYwo

Páginas do Blog