sábado, 25 de maio de 2019

As Oportunidades da Tecnologia

Estudo sobre o conteúdo e o meio

"A digitalização 
veio para qualificar 
a mão de obra."

     A digitalização atingiu a sociedade a partir da evolução natural das máquinas e, numa onda que cresce a cada necessidade que a tecnologia atende de forma mais eficiente, rápida e precisa, mais ainda o ser humano corre para buscar mais oportunidades de tornar digital aquilo que até então era uma frequência manual de operação.

Resultado de imagem para fibra óptica fórmulas     De todas as tecnologias que foram desenvolvidas, a fibra óptica foi a primeira a elevar de forma descomunal a velocidade das comunicações. Esta, trouxe além de um novo material condutor, a velocidade que a tecnologia demandava e travava por ser fisicamente impossível a sua evolução por meio dos materiais metálicos até então implantados e aplicados nos meios de comunicação até então existentes. As fórmulas ao lado podem não ser nada conclusiva para nós leigos, porém, representam para os técnicos os índices de reflexão que um filamento ótico é capaz de produzir e gerar comunicação a partir da luz por uma distância específica. Mas não é intuito desta publicação transformar a todos em expert's da tecnologia desenvolvida em 1977 e que, apenas agora conseguimos reconhecê-la como um meio doméstico e comercial de comunicação de dados, muito utilizado para a comunicação com a rede mundial de computadores, a internet.

    Os satélites fazem parte da primeira onda da internet, utilizando órbitas geoestacionárias, pairam ao redor do nosso planeta servindo de espelho eletromagnético para as ondas que são emitidas contra ele, ou ainda, ondas de radiofrequência que possibilitam a comunicação entre organizações privadas e governamentais.

Resultado de imagem para rádio frequência 4g fórmulas     Consequentemente, a mobilidade sugeria que, com equipamentos dotados de baterias que os pudessem sustentar por horas distante de qualquer cabo, as conexões de radiofrequência tomaram conta da vida de milhares de humanos, incluindo entre os equipamentos e recursos que utilizam, o celular passou a fazer parte da vida das pessoas.
Os relógios de pulso deixaram de ser uma necessidade pois o serviço de horário está no celular, a lanterna deixa de ser necessária, afinal de contas, o smartphone tem um flash que funciona como uma lanterna, e assim diversos outros recursos foram inclusos neste equipamento como a geolocalização, a medição de pressão arterial, batimentos cardíacos e tantas outras funções que gadget's acoplados ou menos comunicando-se com os celulares possibilitaram integrar à este equipamento.

       Tudo isso dito apenas para concluirmos que as redes celular, a radiocomunicação destes dispositivos vem evoluindo e aumentando a sua frequência e a possibilidade de aumento exponencial da velocidade de comunicação entre estes dispositivos, suas estações radio-base e consequentemente, com a rede mundial de computadores, a internet.

A segunda Onda da Tecnologia

Resultado de imagem para matrix caracteres
Vencida a barreira da comunicação, com os formatos e modelos de comunicação, temos então a teia virtual de informação formada e dominando todo o globo terrestre, seja ela através de comunicação satelital, 3g, 4g ou ainda a fibra óptica.
Agora que o acesso está superado a qualidade e a velocidade da comunicação é suficiente para que mesmo um filme possa ser transmitido através dos meios de comunicação, passamos para o segundo passo da tecnologia enquanto fundamento e oportunidade para o mercado consumidor: os dados!
O Setor Produtivo já bebe da fonte do bigdata, incluindo nas suas análises, os dados coletados através dos mais diversos e complexos sensores que trazem dados que o ser humano não seria capaz de armazenar, processar e tomar por conclusão baseado em uma tendência, o melhor momento para plantar, colher, realizar a manutenção uma máquina específica ou indicar que um componente esta passando por uma fadiga que o vai comprometer a produção ou mesmo interromper o processo produtivo.
Assim, os mais diversos compostos de dados integrados à produção são hoje computados, controlados e analisados para a definição de ações como por exemplo o perfil do consumidor de uma região determinada para que selecione-se qual o produto que terá sua venda mais significativa dado o perfil traçado por análises de milhares de informações que são coletadas na grande rede de informação que hoje existe com a amplificação e a socialização do acesso ao mundo virtual.
Se vamos entrar para essa dança, é importante que as autoridades estabeleçam rapidamente as leis de proteção de dados, assim como a garantia da privacidade digital do usuário para que, acabemos com essa carnificina que carnavaliza nossas redes sociais onde, depois de uma pesquisa por determinado produto, ele não pare de aparecer em todas as timelines das redes sociais.

Finalizando aqui minha breve análise, creio que não baste para o ser humano ser auxiliado pela tecnologia, mas sim, que ele seja respeitado na sua individualidade sem a agressão do mercado consumidor com o acesso à informação que lhe é, única e reservada aos seus propósitos pessoais.

Abstrato.

Páginas do Blog