-A decepção é resultado da expectativa-
Estranho é sentir-se decepcionado ao procurar alguma coisa pela qual temos expectativas, características, especificações e até mesmo exigências.
Cada vez que tenho a necessidade de buscar um calçado, saio de casa com grande expectativa, com um desenho, cor, formato e claro, a finalidade em mente. Ao que chego nas lojas, encontro! Ele é lindo, perfeito, na cor ideal e com alguma coisa a mais que me surpreende. Aí vamos para a prova: "Você me traz, por gentileza, este modelo no número 44?" Após aguardar intermináveis 4 minutos, a atendente retorna com 3 caixas! Minha felicidade fica explícita em meu rosto com a agilidade da moça. Ela se aproxima, porém não compartilha do mesmo contentamento e então pronuncia: desculpe senhor, mas o modelo que me pediste não tenho no número 44 porém, tenho (apenas) estes três outros modelos nesta numeração. Fica igualmente aparente minha decepção em relação a notícia, mas, tendo a menina sido extraordinariamente esforçada e interessada no melhor me atender (e logicamente no seu comissionamento que é resultado do meu agrado), decidi por abrir aquelas caixas, apesar de sentir-me cego pela decepção e desinteressado pelo que viria. Logicamente, o que ali havia - sendo o que restara na verdade, não tinha qualquer conotação com o que buscava quando adentrei naquele estabelecimento comercial especializado. Senti a pá de cal caindo sobre eu mesmo e dali parti, para casa, levando comigo a decepção que ganhei em troca da imensa expectativa que gerei.
A decepção, como no parágrafo anterior ainda se encontra comigo em outras coisas que busco, sejam elas materiais, sentimentais, ideológicas...
Desnecessário dizer que as ideologias culturais e os valores dos jovens estão de tal forma distantes dos meus que, ou estou realmente envelhecendo em relação aos conceitos em que acredito ou a cultura da auto-exposição transformou realmente o pau-de-selfie o primeiro item a ser colocado na mochila de viagem, antes mesmo da escova de dente.
Claro que isso tudo pode ser interpretado como infantilidade, afinal de contas, a racionalidade vai sempre ser contrária a expectativa infundada, o que aumenta exponencialmente a possibilidade de uma decepção e que um computador, jamais teria o desejo de alcançar um resultado sem o carregamento de valores em todas as variáveis da função aritmética com a qual cria as probabilidades entre acerto e erro. Porém o ser humano tem a tendência de buscar sempre o melhor e a perfeição naquilo que faz.
Deixemos de MIMIMI e vamos em frente!
Acredite que ainda vais encontrar o número 44 de tudo aquilo que é gerado pela sua expectativa.