Silencia o ronco e grita a saudade - Sábado bandido e Pin-ups and Cars
E foi sábado, mais um "Sábado Bandido" na cidade de Garibaldi-RS nas dependências do Parque da Fenachamp. O evento que reuniu apaixonados por muscle cars assim como pin-ups, motociclistas e proprietários de máquinas especiais que deixaram de ser produzidas, mas jamais serão esquecidas, jamais deixarão de ser adoradas por aqueles que, a cada dia juntam-se a uma grande legião de seguidores que buscam a chance de ver, fotografar e sonhar com estas máquinas. O HPV8 Clube que organiza o evento, dá sua prova de desapego com ingressos baixíssimos para a envergadura do evento, que apesar da infra estrutura oferecida aos visitantes, tem como premissa a entrada por 1Kg de alimento a ser doado a entidades da cidade.
Não foi apenas o Sábado Bandido que ocorreu, também acabou neste sábado a exposição de fotos Pin-ups and Cars da Candice Giazzon. Evento amplamente divulgado pela mídia e que nos trouxe como principal novidade o resgate desta que fez parte da história da fotografia num ambiente todo especial criado pela artista e suas modelos, estonteante apreciação que misturou os amores daqueles que curtem carros antigos, hot rod's e belas mulheres. Cultura que espalha-se pelas mentes daqueles que talvez jamais tiveram acesso a tal vertente e que pelas lentes habilidosas da artista, mostra que a arte pode sim trazer para o presente, uma página importante do nosso passado.
O que fica para todos:
Um espaço imenso entre o respeito pela arte, o gosto pela preservação e o sangue no olho de tantos que mantém a história, exercitam o resgate constante da música, da moda, do que fazia dessa época, uma das mais românticas que a humanidade já viveu.
Época em que não haviam celulares, tecnologias capazes de transformar a música e as imagens, uma época de desenhos e transcrições, gasolina barata, carros grandes e luxuosos. Para aqueles capazes de perceber a beleza de manter viva a história dos imigrantes, dos monumentos e prédios de uma cidade, também na cultura encontraremos essas pérolas que falam sozinhas, explicam que não precisa de tecnologia para sermos felizes, ouvirmos um bom rock' n roll e manter o respeito e a harmonia entre as diferenças como vimos em ambos os eventos.
Somos todos um pouco testemunhas do esforço dos amigos que participaram, vivemos as dificuldades, as alegrias, as pequenas vitórias e decepções que ficaram escritas na história dos exemplos vencedores que estiveram presentes nos eventos e, de todos aqueles que conseguiram estar lá com seu carro, ou mesmo com a sua câmera apontada para um dos carros que bailaram no palco dos fortes.
Agora, o cheirinho de pneu queimado fica apenas na memória até o próximo evento, com as histórias guardadas no livro de mais uma edição do evento. As capaz voltarão a cobrir os bólidos para que, num novo evento, possamos estar novamente juntos.