quarta-feira, 22 de maio de 2019

Entendendo o Cliente


Analisando o mercado e utilizando-se da observação de empresas como as aceleradoras, muito aprende-se sobre os preceitos que devem ser observados na análise da performance das empresas e dos produtos em relação ao modo de consumo dos clientes para cada serviço.
Os principais motivos do cancelamento de serviços, churn comercial e evasão dos clientes das bases das empresas são o baixo valor percebido pelo cliente, em relação ao custo do produto da empresa e a concorrência no que demonstra maior agilidade ou facilidade na contratação ou benefícios que oferece.
Quando verificamos os motivos que fazem com que o cliente deixe uma empresa por outra, quando temos acesso a esses dados de forma estruturada, podemos compôr um modelo de operação, uma matriz de consumo e comportamento do cliente que nos sugere a melhoria da performance, a capacidade de  obtermos mais sucesso e conquistarmos o cliente para que ele mantenha-se defensor da marca, um advogado do produto e, quiçá, torne-se um vendedor informal quando sente-se satisfeito com aquilo que recebe em relação ao preço que paga, traduzido como benefício na experiência dele.
O mercado então quando analisado começa a mostrar que é composto por micro-regiões, estas regiões são segmentadas e tem características próprias, um cômputo familiar determinado e restrito ao que alcança para consumo. Não obstante, existem também os influenciadores  que atuam em paralelo, nas sombras de qualquer micro região e que através destes, muitas pessoas refletem a sua matriz de consumo, estimuladas pela cultura local de consumo semelhante e próximo.
A empresa precisa, neste caso, minerar informações sócio-referenciais que auxiliem na segmentação do mercado, categorizando e ampliando o detalhamento que separa cada grupo de pessoas e capturá-las a partir de uma estratégia determinada de operação, aumentando a sua conversão quando consegue, finalmente, interpretar os dados que estão no cotidiano e que formulam a rotina operacional de cada grupo de pessoas.
Com as perguntas certas, com o produto certo para a demanda e quando este é capaz de promover de forma cirúrgica a resolução de um problema que foi apresentado pelo cliente, a empresa terá o mesmo por muito mais tempo e muito mais feliz.

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